O Google e os Doodles

2 comments
google doodles

Nós a visitamos tanto que muita vezes nem notamos. Estou falando da página inicial do maior buscador da atualidade: o Google. De tempos em tempos, seu logotipo é substituído por um desenho que conta uma história, o chamado doodle. Saiba mais sobre como é o trabalho de um doodler.




"Um emprego no qual você tem a chance de usar a maior plataforma para expressar sua criatividade, senso de humor e a paixão por fatos históricos.". Essa é a descrição que o próprio Google descreve em seu site de carreiras. Mas já parou para pensar de onde vem tanta inspiração? Primeiro, vamos entender como a história do Google se cruza com os doodles.

O primeiro doodle da história foi publicado há quase 18 anos, dia 30 de agosto de 1998, quando a equipe do Google ainda era pequena e composta basicamente pelos próprios fundadores. Na época, eles passariam as próximas semanas de férias, em um festival de música conhecido como "Burning man festival". Para informar os usuários do Google que estariam fora por um tempo, eles trocaram o logo tradicional por uma adaptação com um "burning man" atrás da letra "o".

google doodles

O que eles não imaginavam é que os doodles se tornariam parte da identidade da empresa. Na verdade, agora eles são tão importantes que o Google possui uma equipe especializada em desenhá-los. As pessoas que trabalham com isso são conhecidas como doodlers.

Uma dessas artistas, entrevistada pela CNBC cuja matéria foi tomada como base para esse post, é Jennifer Hom. Ela criou o doodle em homenagem à Hedy Lamarr, uma mulher austríaca estrela de Hollywood nos anos 40. Inventora, além de brilhante atriz, ela criou um sistema sem fio para que o exército americano se comunicasse a longas distâncias. Esse sistema serviu de base para a rede de celulares e Wi-Fi que temos hoje.




"Eu nunca imaginei que doodler era um emprego de verdade", disse Jennifer à CNBC. Disse que na sua primeira reunião para revisão de portifólio, ela mostrou alguns desenhos de personagens que criara e outros desenhos de observação. Sim, só isso! E foi contratada e mudou-se para a Califórnia.

Além de fazer diversos rascunhos, os artistas ouvem música, assistem a videos no YouTube e fazem pesquisas. "Não existem regras complexas, temos apenas que ir a reuniões regulares e, claro, entregar o trabalho.", conta Jennifer.

De onde vem a inspiração?

Todo doodle é atrelado a alguma data específica. Dentre os desenhos mais simples, há também aqueles que precisam de algo mais, uma animação! Foi mais ou menos assim com o doodle de Lamarr, conta Jeniffer.

Após 3 meses e meio absorvendo tudo o que podia sobre Lamarr, dentre livros, patentes, vídeos e seus filmes, Jennifer fez os primeiros rascunhos em um bloco de notas. Os rascunhos foram se desenvolvendo até que ganharam os primeiros esquemas de como a animação seria. Só então eles foram passados para o Photoshop, para ter os toques finais.

google doodles

Jennifer conta que a parte mais difícil do trabalho é o doodle, já terminado, passar pela análise jurídica do Google, que avalia se não há violação de direitos autorais caso exista conteúdo de terceiros. "Não tem nada mais desapontante do que ter uma ideia desligada por não conseguir os devidos direitos [de materiais de terceiros]".

Fonte: CNBC, Google

As imagens desse post são reproduções obtidas no acervo de doodles do Google. Para acessá-lo, clique no link acima ou vá na página inicial do Google e clique em "Estou com sorte" sem digitar nada na barra de pesquisas.

Caso tenha gostado desse artigo, não se esqueça de curtir e compartilhá-lo com seus amigos. Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário aqui abaixo. Aqui, a sua participação vale muito!

2 comentários:

  1. Que legal não sabia disso achei muito interessante saber sobre os doodles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele, que bom que gostou! Em breve mais novidades!!

      Excluir