Tipografia I: Conceitos e Aplicações

Tipografia I - Conceitos e Aplicações

Conceito:


A tipografia refere-se à arte de criar grafias (escrita) para compor um texto e dar forma a ele. O objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e uma “cara” à comunicação escrita para que ela seja visualmente envolvente.

Para isso, os elementos gráficos devem ser bem pensados a fim de criar uma atmosfera apropriada ao conteúdo abordado, fazendo com que a forma da escrita nos remeta diretamente a uma marca ou produto.

Veja este exemplo:

Fonte da Walt Disney

Olhando para esse alfabeto, você consegue identificar a qual empresa ela pertence?

Se você disse Walt Disney, acertou. Mas como é possível criar esse efeito de reconhecimento instantâneo ao apenas visualizar uma tipografia?

Esse tipo de fenômeno ocorre devido ao acúmulo de experiências que um indivíduo tem com um produto ou serviço específico, na maioria das vezes, influenciado pela mídia. Acontece que ao olharmos para uma tipografia, não enxergamos apenas um conjunto de letras quaisquer, subconscientemente vemos impressa uma identidade visual de uma marca.

A marca, em si, expressa a essência de uma empresa e é nela que estão fixados valores representativos como ideais, objetivos, visão e missão. Mas para que esses valores abstratos sejam expressos e absorvidos, a marca precisa ser representada por atributos concretos como a tipografia.

Para entender melhor esse conceito, recomendamos que leia o artigo:

Elementos tipográficos:


Ao criar uma tipografia, você está desenvolvendo um “tipo”. Cada tipo é o equivalente a um conjunto de letras, números e sinais que seguem os mesmo padrões estruturais e juntos formam uma classe completa de caracteres, denominado fonte.

Por sua vez, um conjunto de desenhos de fontes e suas variações (negrito, itálico, bold, etc.) formarão uma família específica, denominada “família tipográfica”. 

fonte e familia tipografica

Em resumo, podemos dizer que em uma palavra escrita, cada letra, sinal e até os espaços são caracteres; cada carácter que compuser um texto será todo desenhado seguindo um estilo em uma única fonte ou tipo; e, por fim, se durante o texto for usada diversas variações de um mesmo estilo, o texto foi escrito utilizando uma única família tipográfica.

Para se criar uma tipografia coerente é necessário que toda fonte desenvolvida tenha uma mesma altura da letra (point size), largura de linha, espaçamento entre linhas (leading) e espaçamento entre letras (kerning), assegurando que cada padrão estrutural que representa visualmente a identidade de uma família tipográfica será mantido.

Para isso, ao se desenhar cada carácter, a anatomia do tipo deve ser respeitada.

Anatomia do tipo:


Na biologia, a Anatomia compreende o ramo no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos e, partindo do mesmo princípio, a anatomia do tipo irá estudar a composição de cada caractere em uma fonte, no tamanho do corpo de texto a ser utilizado, na angulação do traço, entre outras variáveis.

anatomia do tipo

tipografia - anatomia do tipo

Se você quiser se aprofundar nesse assunto, indicamos que você dê continuidade a sua leitura através do link: Tipografia II: Classificação das Fontes Tipográficas.

Aplicações:


Um exemplo da importância da aplicabilidade desses conhecimentos de estrutura tipográfica é no desenvolvimento da diagramação, um dos principais trabalhos desenvolvidos pelos designs gráficos. 

A diagramação consiste em distribuir os elementos gráficos desenhados na tipografia em um determinado espaço delimitado, podendo ser aplicada em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, websites, entre outros. 

Você já reparou que ao ler um jornal, ao acessar um site ou ler um folder, tudo está em harmonia e que todos os elementos estão dispostos em caráter de relevância? Isso tudo  agrega valor ao seu empreendimento, pois visa melhorar a legibilidade do texto a ser escrito, facilitando o entendimento dele além de providenciar um conforto aos olhos de quem lê. 

Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer por você e sua empresa!

Referências:



0 comentários: