Branding: o que é uma marca?

o que é uma marca - branding

O que é uma marca? O que é Branding?


Branding ou Brand management é o termo em inglês usado para se referir à Gestão de Marcas. Mas o que é uma Gestão de Marcas?

Para respondermos o que é uma marca e o que é uma gestão de marcas, precisamos primeiramente definir alguns conceitos:

Marca (brand):


Oriunda do germânico (Marka) pode ser transcrita para o latim Signum, cuja tradução para o português é “significado”. Desse modo, MARCA compreende o conceito de algo. Portanto, a marca de uma empresa é parte do seu patrimônio, pois é nela que estão fixados os valores representativos como ideais, objetivos, visão, missão e o negócio em si.

Em resumo, a marca é a essência de uma empresa, sendo representada por atributos concretos como logotipo, slogan, tipografia, cores, jingles, produtos e/ou serviços.

Agora, vamos entender cada um desses atributos individualmente:

Logotipo - Corresponde ao primeiro elemento a ser criado para desenvolver o branding, isso porque é o logotipo que irá representar visualmente a sua marca no mercado. O logotipo vai ser a sua assinatura institucional, reforçando a ideia que existe por trás da sua empresa. Por isso, a criação de um logotipo deve ser muito bem pensada. Para transmitir a mensagem desejada, o logo pode ser representado por uma imagem, um ou mais padrões tipográficos, ou, ainda, por uma associação de ambas. Se você estiver pensando em criar ou redesenhar a sua marca, talvez podemos te ajudar. Clique neste link e peça um orçamento conosco.

o que é branding - logotipo

Slogan - O Slogan compreende uma “frase de efeito”. Normalmente é de fácil memorização e nela está embutido um resumo das características do seu produto ou serviço, atribuindo a eles um valor único. O slogan está associado à imagem, à linguagem escrita e estética, transcendendo a materialidade do produto ou serviço.

o que é branding - slogan

Tipografia - Compondo muitas vezes o logotipo como um todo, a tipografia refere-se à arte de criar grafias (escrita) para compor um texto e dar forma a ele. O objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e uma “cara” à comunicação escrita, para que ela seja visualmente envolvente. Para isso, os elementos gráficos devem ser bem pensados, a fim de criar uma atmosfera apropriada ao conteúdo abordado, fazendo com que a forma da escrita nos remeta diretamente ao produto.

o que é branding - slogan

Cores – As cores também são elementos importantes na criação do logotipo, pois elas transmitem mensagens diferentes. Portanto, saber utilizar as cores faz todo o sentido para posicionar a sua marca. A psicologia das cores é muito importante para entendermos o significado de cada cor e, assim, usá-las para nosso benefício.

o que é branding - cores

Jingles - Segue a mesma orientação do slogan, porém, aqui a mensagem é musicalizada.

“substantivo masculino
pub rád tv mensagem publicitária musicada que consiste em estribilho simples e de curta duração, próprio para ser lembrado e cantarolado com facilidade.”

o que é branding - jingle

Marketing - Talvez este seja considerado um dos pontos principais para realização de um branding de um negócio. Há diversas ações que precisam se comunicar entre si, desde uma pesquisa de mercado para entender melhor seus concorrentes e a aceitação do negócio, até estratégias de publicidade muito bem definidas para aumentar o engajamento e, consequentemente o resultado do processo. O reconhecimento da marca é criado pelo acúmulo das experiências das pessoas com o produto ou serviço em questão. A mídia faz parte das estratégias de marketing. Encontrar a mídia certa para anunciar, pode definir o sucesso ou o fracasso da sua estratégia de marketing. Vale também analisar e criar campanhas em mídias distintas para reforçar a marca.

Mas afinal, o que é Branding?


Se brand compreende o que é uma marca, então branding, ou brand management, é o conjunto de técnicas e práticas aplicadas no gerenciamento da marca, a fim de consolidá-la e fortalecê-la no mercado.

O objetivo do branding é encontrar maneiras de atrair o consumidor para sua marca, é gerar uma opinião pública sobre ela e fazer com que essa marca seja reconhecida por qualquer consumidor, de modo que uma pessoa reconheça rapidamente o produto X da empresa Y, sem necessariamente ter a informação explícita. 

Para criar esse efeito, o profissional responsável pelo branding de uma empresa usa como artifícios, todos os conceitos que abordamos individualmente acima. O processo de criação de todos esses atributos é extremamente minimalista e cada item é pensado globalmente, de modo que, logotipo, slogan e tipografia, por exemplo, falem a mesma língua.

Certamente você já ouviu falar que “paga-se o produto pela marca”. Isso acontece quando o branding é tão eficiente que é capaz de construir uma identificação forte da marca com os consumidores. Quem possuir a marca, torna-se mais importante do que o próprio produto. Para este fenômeno, dá-se o nome de “branding equity”.

Este trabalho pode feito por pessoas especializadas em publicidade, design, relações públicas, marketing e outros profissionais que atuam na área de áudio visual. Para construir a consolidação da marca, o gestor deve desenvolver positivamente sua reputação, seus produtos e organizações, além de alinhá-las com os objetivos organizacionais e o público almejado.

Portanto, caso você tenha uma boa estratégia de branding para sua empresa, recomendamos que você clique aqui para saber como podemos te ajudar através de nossos serviços.

Agora você já sabe o que é branding e o que é uma marca? Caso tenha gostado desse artigo, não se esqueça de curtir e compartilhar este artigo com seus amigos. Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário aqui abaixo. Aqui, a sua participação vale muito!

0 comentários: