HandMade: A nova tendência do século XXI

HandMade - A nova tendência do século XXI

Você já reparou que se pararmos para olhar cuidadosamente algum período da história, podemos identificar alguns comportamentos específicos e característicos de uma determinada época?

Para esse fenômeno, dá-se o nome de tendência. As tendências são movimentos sociais que orientam e regulam as nossas escolhas pessoais e se espalham através da sociedade. Como todo tipo de movimento, as tendências não permanecem estagnadas, elas são dinâmicas e se processam conforme o deslocamento de uma situação qualquer.

A década de 60, por exemplo, também conhecida como “Anos Rebeldes”, foi uma época marcada por grandes inovações que alteraram profundamente o comportamento da sociedade.

O avanço da tecnologia, o movimento tropicalista, a expressão da liberdade sexual e o Golpe Militar, foram aspectos históricos importantes que se refletiram, por exemplo, na expressão de vestimenta dos jovens que passaram a usar roupas muito coloridas, calças “boca de sino” e cabelos compridos e desleixados.

Em resumo, podemos dizer que uma tendência reflete a identidade de uma geração, influenciada por acontecimentos e tem, necessariamente, a ver com mudanças, sejam mudanças de comportamento, de consumo, de escala e grupamento social, de padrão econômico ou mesmo de características físicas.

handmade anos 60

Atualmente, o que vem ganhando força na sociedade e tem se tornado uma tendência é o movimento verde, pautado na sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Em um mundo atualmente saturado de tecnologia e com graves problemas ambientais, buscar meios alternativos para as ações do cotidiano são de extrema importância.

HandMade, ou “feito a mão”, nada mais é do que o processo artesanal. Dentro dessa “onda verde” a tendência HandMade está em alta, pois visa resgatar hábitos antigos como o processo artesanal e a disposição de elementos feitos à mão.

Parece distante a confecção de artigos feitos à mão por um designer em um momento em que sofremos com o “Boom Tecnológico” e temos à disposição tantos recursos que a internet e os softwares oferecem para desenvolver esse trabalho. Porém, apesar de pouco conhecido, este estilo ou técnica é uma maneira totalmente inovadora e divertida para se montar um projeto e até mesmo vincular um ideal sustentável a uma marca.

handmade como uma ideia sustentavel

“Embora o artesanato e as mais diversas técnicas manuais não sejam novidade, o handmade é, pois ele apresenta uma perspectiva diferente para o design. Ele retorna a matéria-prima do artesanato; das artes plásticas e propõe ao design uma fuga aos padrões tradicionais da ilustração e fotografia. Assim, criar uma peça ou um projeto de handmade, é apostar na criatividade, na tendência e na experiência”.

Seu diferencial é que ao mesmo tempo em que o handmade permite que você busque alternativas para criar, ele também possibilita que sejam inclusas técnicas tradicionais do design, a ponto de que você pode usar material de recortes em uma foto e depois editá-la em um programa específico.

Apesar de aparentemente simples, o handmade demanda muito mais estudo e recursos do profissional de designer, sendo este um trabalho de muitas etapas, mas que pode oferecer resultados surpreendentes.

Abaixo, separamos alguns trabalhos incríveis de handmade para você se inspirar. E se você deseja dar uma cara nova e sustentável ao seu projeto, entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer por você!

trabalhos com handmade



0 comentários: