Logo Grátis, Concorrência Criativa e Agência Online: confira as diferenças

Logo Gratis - Concorrencia Criativa - Agencia Online

Com o passar do tempo, a internet passou a oferecer diversas facilidades. Hoje em dia, o consumidor moderno tem a oportunidade de comprar produtos através de lojas virtuais, se conectar com pessoas em tempo real e até mesmo contratar serviços online.

A contratação de serviços é algo que parece um pouco complexo para muitas pessoas.  Quando o assunto então é a criação de um logotipo, observamos que a internet possui os mais variados tipos de serviços oferecidos neste ramo. Costumo classificar estes tipos de serviços em três categorias:


Logo grátis: páginas onde o usuário pode montar a arte no próprio ambiente virtual, utilizando imagens pré-definidas e fazendo o download em seu computador.

Concorrência Criativa: páginas onde diversas pessoas cadastradas criam várias propostas do logotipo a um preço único, estabelecido por planos. Cada maior o plano, mais opções o cliente receberá.

Agência Online: páginas onde normalmente é necessário solicitar um orçamento através do preenchimento de um formulário (briefing). O usuário costuma receber poucas propostas de logotipo por vez, ou até mesmo uma só por vez.


Definido então os três tipos de serviços online, apresento agora os pontos positivos e negativos de cada um deles:


Logo Grátis:

Prós: é grátis e o usuário recebe o logotipo no mesmo dia.
Contras: o fato de ser gratuito também conta como um ponto negativo, pois, nesses sites, o usuário utiliza imagens e fontes pré-definidas. A consequência disso é que outras pessoas possam ter logos idênticos. Além da falta de exclusividade da marca, o arquivo baixado normalmente não chega para o usuário em formato vetorial ou até mesmo em boa qualidade.

Concorrência Criativa:

Prós: o usuário recebe diversas opções de logotipos pagando um único preço. As propostas são enviadas de curto a médio prazo.
Contras: o usuário recebe diversas opções de logos que nem sempre são criadas por profissionais qualificados ou formados no assunto. Por este motivo, o logotipo “ganhador” pode apresentar falhas de design e ausência de conceito, comprometendo a mensagem que a marca deve transmitir. Como não se sabe quem cria as propostas, existe também um risco de serem apresentadas ideias copiadas de outras marcas já existentes.

Agência Online:

Prós: atendimento personalizado e mais próximo do usuário. Não há um risco tão grande de plágio no envio de propostas, já que elas costumam ser enviadas de acordo com o que o usuário solicita. A equipe costuma ser qualificada e o conhecimento pode ser percebido pelo cliente.
Contras: normalmente são enviadas poucas propostas (ou até mesmo uma só proposta) de logotipo por vez. O prazo de envio costuma ser de médio a longo. Os preços tendem a ser mais caros.


Veja abaixo um quadro que resume todo este comparativo:
Logo Gratis - Concorrencia Criativa - Agencia Online

Conclusão


Tendo em vista que uma marca nada mais é do que uma identidade, não posso considerar que um logo grátis seja uma boa opção. Na verdade, ela não pode ser nem mesmo uma opção. Imagine se um dia você tivesse o desgosto de ver alguma empresa com a marca idêntica à sua. E para piorar, se existissem várias empresas com a mesma marca. Isso seria um pesadelo!

Em relação à concorrência criativa, reconheço que é uma maneira bem democrática e inovadora de oferecer soluções de maneira como o usuário deseja. Muita gente adora receber várias opções de logotipo para que possa ser escolhido qual foi a melhor. Porém, como se trata de um serviço pago, considero arriscado pagar por algo que não se sabe o nível de conhecimento do profissional. Devido a esta falta de conhecimento de alguns, existe o risco do logotipo do usuário ter sido plagiado. Caso isso ocorra, seria quase o mesmo que criar uma marca em sites gratuitos, só que pago.

Vejo que as agências online acabam se tornando uma opção mais interessante. Não porque elas não apresentam riscos, pois elas apresentam sim! Por esta razão, é muito importante que o usuário pesquise com bastante calma, peça vários orçamentos e tire todas as dúvidas antes de chegar a uma conclusão. É preciso perguntar bastante, pois, dessa maneira, o cliente tem uma ideia melhor do nível de conhecimento dos profissionais que se apresentam por trás das agências online. Apesar dos preços nem sempre serem os melhores, hoje em dia existem agências que cobram preços mais baratos do que sites de concorrência criativa, apresentando um trabalho bem superior. Por isso não se esqueça: pesquise, peça orçamentos e pergunte bastante antes de fechar o serviço.

0 comentários: