Pode haver variação de cores em um Logotipo?

variação de cores de um logotipo

Certa vez recebi um e-mail perguntando se pode haver variação de cores em um logotipo quando visto de um tablet, da tela de um computador desktop e de uma folha impressa.

Antes de responder esta pergunta, é importante que sejam esclarecidas algumas coisas.

Primeiramente, deve-se saber que existem alguns sistemas de cores que são utilizados de acordo de onde a marca é vista. Podem ocorrer nesses sistemas uma pequena variação de cores. Os mais conhecidos são os sistemas RGB e CMYK, portanto, vamos falar um pouco sobre eles.

RGB (Red, Green, Blue): este sistema utiliza a luz para formação de cores. Por este motivo, ele é o padrão utilizado em telas de computador, tablets, smartphones, entre outros.
variação de cores de um logotipo RGB

CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black): já este sistema é formado através de pigmentos de cores, como a tinta de sua impressora. Por esta razão, torna-se o padrão utilizado em impressos, como cartazes, cartões de visita, outdoor e estampas de camisetas.
variação de cores de um logotipo CMYK

Além desses sistemas, existem outros, como o HEXADECIMAL (utilizado exclusivamente para a web) e o sistema PANTONE, que possui o mesmo nome da empresa que criou, sendo muito utilizada na indústria gráfica.

Mas existe ou não uma variação de cores?


Retornando agora para a pergunta no início da matéria, podemos afirmar então que existe sim uma variação de cores em um logotipo, dependendo do sistema de cor utilizado. Quando for visto de um tablet, sabemos que o sistema é RGB. Quando for visto impresso em uma folha de papel, o sistema é CMYK.

E quando o logotipo for visto através de um smartphone ou em um tablet? Há diferença?


Tendo como base os sistemas de cores, ambos pertencem ao padrão RGB. Portanto, não há diferença. Se for percebida alguma diferença, deve-se levar em consideração a qualidade e os ajustes de imagem de cada dispositivo.

Como eu posso saber exatamente as cores do meu logotipo nos sistemas RGB e CMYK?


Normalmente o código das cores RGB e CMYK é apresentado no Manual de Identidade de sua marca. Muitas das vezes alguns clientes não sabem nem da existência (e para que serve) este manual. Mas ele é muito importante para manter a integridade da marca, além de não permitir que as cores de seu logotipo tenham uma variação muito grande quando forem transferidas entre os sistemas RGB e CMYK. Caso você precise de um Manual de Identidade, é só clicar nesse link aqui.

Dicas: links úteis!

ADOBE COLOR: Este site permite que você escolha as suas cores preferidas e ele informa as principais combinações e os códigos RGB e HEXADECIMAL.

RECURSO DO GOOGLE: ao buscar por um código HEXADECIMAL (exemplo: #ffffff), o Google abre uma caixinha para você escolher suas cores e ele vai informando o código. Bacana, não é mesmo?

Gostou desse artigo? Então comenta aí! Agora você já sabe porque ocorrem algumas variações de cores no seu logotipo.

0 comentários: